O que rolou no 4º dia do Fashion Rio

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2012, por FFW Marca: Reserva   Direção de criação: Rony Meisler   Styling: Daniel Ueda   Beleza: ...

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2012, por FFW



Marca: Reserva 
Direção de criação: Rony Meisler 
Styling: Daniel Ueda 
Beleza: Robert Estevão 
Trilha: Felipe Venancio
Tema: Família Reserva

Cartela de cores: Azul cobalto, verde folha, laranja, pink, amarelo e branco (na linha feminina Eva); azul cobalto, roxo, cáqui, cru, amarelo, tons de denim e cinza mescla (na linha masculina Reserva)

Materiais: jeans, seda, linho, tricô, moletinho e algodão.

Detalhes: A Reserva retorna ao calendário do Fashion Rio, desta vez com toda a sua “família”: as linhas masculina, feminina e infantil. Como show foi impecável, parabéns a quem ensaiou todo aquele elenco (na passarela e na plateia). Como encerramento de uma semana de moda, contagiante, alegre e emocionante.

As roupas não são feitas baseadas em tendências, formas e padrões da moda, e sim tendo como base perfis diferentes de pessoas e seus gostos e necessidades: um jovem executivo, mulheres grávidas, mães que trabalham, o roqueiro, a gatinha disputada, a periguete, o desencanado, e até vovós, vovôs e muitas crianças sapecas. A roupa tem a cara da personalidade de cada um em vez dela ser transformada pela moda.



Marca: Triya
Direção de criação: Isabela Frugiuele
Styling: Felipe Veloso
Beleza: Max Weber
Cenário: Muti Randolph
Trilha: Some Comunity

Tema: “Tecnologia + Arte / Gesto + Cor / Luz + Movimento: Tudo ao mesmo tempo agora”
Cartela de cores: dissolvidas em 22 estampas que trazem pinceladas, formas abstratas, luzes e “cores entrando em cores”.

Materiais: lycra, tule de lycra, renda tingida, seda, tafetá e voile.

Detalhes: A jovem Isabela coloca energia nova na moda praia. Uma marca jovem feita para consumidoras “fresh & young”, que gostam do luxo de um super maiô, feito com novas tecnologias e recursos digitais, mas também não dispensam as loucurinhas psicodélicas e viagens de estamparias lisérgicas. Foi uma explosão de cores, das peças ao make, passando pelos lindos sapatos; do telão ao chão, em uma incrível cenografia criada por Muti Randolph.

Nas formas, as calcinhas vão do micro a asa-delta e os tops têm recortes e decotes estratégicos. No make e em alguns detalhes das peças, vimos aplicação de folha de ouro para dar um aspecto de pintura. Lindas as peças de tule de lycra, fininhas e ultradelicadas, colocadas por cima dos biquínis.


Marca: Ausländer 
Diretor criativo: Ricardo Bräutigam 
Estilo: Erika Toscano, Gabriel Garcia, Marcella Franklin, James Cesari 
Assistentes: Isabel Niemeyer e Florencia Ciucci 
Stylist: José Camarano 
Design: Jacque França 
Beleza: Carla Biriba 
Produção executiva: Lu Saturnino 
Trilha sonora: Nepal

Detalhes: Buscando inspiração na identidade de várias pessoas que têm algum tipo de relação com a marca – estilistas, modelos, DJs, amigos –, a Ausländer mostrou um Verão 2012/2013 cheio de diferentes grupos visuais, como as estampas florais, candy colors, modelagens anos 1950 e dourados metalizados (que já apareceram em outros desfiles neste Fashion Rio e que aqui marcaram presença em roupas, acessórios e pequenos detalhes, como na ponta da gola de algumas camisas). A música “We Are Young”, do Fun., abriu a apresentação já no refrão, quase como um statement sobre a coleção e o perfil da marca.



Marca: Andrea Marques
Styling: Pedro Sales
Beleza: Helder Rodrigues
Iluminação: Maneco Quinderé
Trilha: Alexandre Ostrovsky

Tema: “Cores da nossa história, do nosso mundo; etnia urbana, América mágica”

Cartela de cores: Fortes e solares, como amarelo e laranja; preto e branco; estampas multicoloridas e florais

Materiais: Algodões, sedas e renda colorida

Highlights: Ao belo som de “El Desierto”, da artista Lhasa de Sela, Andrea Marques mostrou sua proposta para o próximo verão. O primeiro look, calça e camiseta, dá a ideia de uma preocupação em chamar a atenção para um viés mais comercial da grife, mas logo entram os vestidos que são a marca registrada da estilista. Mais uma vez, Andrea tem uma história para contar, que busca em seu universo tão feminino e delicado, mas nada bobo ou frágil. Ao contrário: com uma cartela de cores solares e um jogo de tons em recortes e combinações, ela mostra uma das coleções mais frescas vistas até agora, repleta de novos clássicos e, o melhor de tudo, super usáveis. (CAMILA YAHN)


Marca: OESTUDIO 
Produção, styling, casting, cenografia e direção de passarela: OESTUDIO 
Acessórios de origami: Homens de Emaús 
Acessórios 3D: Henrique Monnerat 
Obras de artes: Natali Tubenchiak e Hugo Richard 
Beleza: Helder Rodrigues 
Trilha sonora: Gomus

Detalhes: Com o tema “R.U.A – Realidade Urbana Anônima”, inspirado nos moradores de rua, o coletivo OESTUDIO procurou “levar seu processo criativo a uma causa que mereça visibilidade e desperte a sensibilidade da plataforma de moda”. A grife deixou bem claro, porém, que “não tem a pretensão de salvar ninguém, o que temos é o dever de integrar esforços genuínos, pois muitas marcas já se alimentaram desse tema e pouco foi de fato retribuído”. A intenção também não foi a de apresentar esse universo de modo literal, já que “essa realidade não é desejável nem mesmo para os que nela vivem”. Assim, o desfile Verão 2012/2013 do coletivo e sua parceria com 20 estudantes veio surpreendentemente usável, com peças comerciais cujas referências aos moradores de rua aparecem na forma de amarrações ajustáveis e misturas de “pedaços de peças”, como no caso da camisa que tem um braço que parece ter sido reaproveitado.




Marca: Poko Pano
Direção de estilo: Paola Robba
Styling: Felipe Veloso
Beleza: Robert Estevão
Tema: “Ritmos intensos de Salvador”

Cartela de cores: Azul, laranja, vermelho, verde, rosa, amarelo e ouro velho; estampas inspiradas no Olodum, no Pelourinho e na fitinha do Bonfim, que também decorou a passarela, como a porta da igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na capital baiana.

Detalhes: O destaque da apresentação fica por conta das calcinhas maiores, tipo hot pants, e do uso do laranja, que iluminou a coleção.



Essas foram as coleções que desfilaram no Quarto dia do Fashion Rio 2013, site referência http://ffw.com.br/noticias/tag/verao-2013/.

Fiquem ligadas, Tudo o que está rolando na passarela e as tendências para o verão 2013.

Mari França *-* 
 

LEIA TAMBÉM

0 comentários

Instagram