O que Rolou no 1º dia do Fashion Rio

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2012, por FFW Marca: Alessa Direção criativa: Alessa Styling: Daniel Ueda Beleza: Fernando Torquat...

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2012, por FFW

Marca: Alessa
Direção criativa: Alessa
Styling: Daniel Ueda
Beleza: Fernando Torquatto
Trilha: DJ Zé Pedro, com hits de Roberto Carlos
Tema: Top 10, que celebra os dez anos da marca com uma reedição de suas estamparias mais fortes
Materiais: Laise de algodão, crepe de seda e cetim de seda

Cartela de cores: multicolor; estampas de bandeirinhas, fitas, chita amarela, chita rosa, chita preto e branco, círculos

Destaques:A estilista, que ficou conhecida por suas coleções exuberantes, ricas em estampas, cores e formas, aparece em versão minimalista. 

A silhueta é bem seca, o comprimento curto os volumes e excessos de tecido foram enxugados. Está mais comercial, de certa forma. É uma nova proposta para Alessa, mais urbana e fresca. Na música que abre o desfile, o Rei canta que “é preciso saber viver”. A estilista abre mão de algumas características que marcam seu trabalho em busca de um bem vindo rejuvenescimento. E a mudança acontece em harmonia, com uma linda série de estampas em vestidos, shortinhos e jaquetas que qualquer jovem com gosto pelo verão vai querer ter. (CAMILA YAHN)


Marca: Patachou
Estilo: Érika Frade
Styling: Pedro Sales
Beleza: Robert Estevão
Direção: Ruy Furtado
Trilha sonora: Rodrigo Bittencourt

Cartela de cores: Tons pastel como cream, lilac, mint, peach, off-white, e tons fechados de merlot

Destaques: Tomando o Impressionismo como uma de suas principais fontes de inspiração, a Patachou apresentou um Verão 2012/2013 fresco, com cartela de cores delicada e silhueta gostosa de vestir: solta no corpo, mas ainda com caimento que acompanha as formas femininas. O mood da coleção é de leveza, tanto pela silhueta quanto pela escolha de tecidos (sedas, crepe de chine, cetim, georgete e tule) — tanto que mesmo as camisas fechadas, abotoadas até a gola, são opções perfeitamente aplicáveis às altas temperaturas do verão. Os bordados marcam presença na temporada, ora sozinhas, como mini pérolas, ora agrupadas em forma de gotas. A textura ficou interessante, o que parece ter feito mais sucesso foram as peças plissadas, que criavam um movimento lindo na passarela. 

Marca: New Order
Direção criativa: Marianna Arnizaut
Styling: Lelê Toniazzo
Beleza: Robert Estevão
Trilha: Gomus
Tema: Universo náutico

Cartela de cores: Amarelo, vermelho, azul marinho, preto, caramelo, cru e metalizado dourado, que aparece com destaque.

Materiais: Plástico emborrachado, PVC transparente, jeans, madeira, palha, corda torcida acetinada, tricô, nylon, couro, verniz e metalizado espelhado.

Destaques: “Na New Order a proposta é ser uma nova ordem criativa. É uma marca que tem liberdade total”, disse o fundador da marca Oskar Metsavath, também dono da Osklen. Segundo Oskar, o tema “navy” foi escolhido porque é uma tendência forte. “Somos uma marca de tendência de moda, que pega as tendências domercado e recria com um estilo próprio. Então você vai ver vários acessórios e calçados que são tendências nacionais e internacionais, mas que a gente redesenha dentro do nosso estilo”. 
Destaque também para as bolsas de muitos tamanhos, formas e cores, sempre passeando ao redor do tema: redes, estampas de caranguejo, conchas douradas aplicadas… Entre tantas opções acertadas, o nosso ponto vai para as peças no metalizado espelhado, que vão arrasar em muitos verões por vir. (CAMILA YAHN)


Marca: Sacada
Direção criativa: Beti Speiski
Styling: Flavia Pommianovski & Davi Ramos
Beleza: Robert Estevão
Trilha: Max Blum
Tema: Uma viagem ao Marrocos

Cartela de cores: Cores vibrantes, como amarelo, laranja, rosa; e ainda preto, ouro e cru

Materiais: Couros tingidos, brocados, bordados, jeans, seda

Destaques: A marca carioca fez sua estreia no Fashion Rio. Marrocos é um tema querido da moda desde que Yves Saint Laurent adotou o país como segunda casa e fonte de inspiração. A estilista Beti Speiski misturou referências como os mercados de rua, a arquitetura local e os mosaicos espalhados por Marrakesh. A coleção é correta, com variedade de materiais e técnicas, um trabalho interessante de patchwork de jeans e destaque para o jogo de cores, especialmente os degradês. As clientes da marca, animadíssimas na primeira fila, já aprovaram.

Marca: Oh, Boy!
Direção criativa: Thais Losso e Marcos Kurtz
Assistente de direção de criação: Yoon Hee Lee
Equipe de estilo: Ed Dantas, Daniele Schuwartz, Juliana Bernardo, Nathalia Nogueira, Andrea Mauricio e Marcella Ley
Styling e direção de casting: Felipe Veloso
Beleza: Max Weber
Concepção de cenografia: Suzanne Queiroz
Trilha sonora: Jackson Araújo

Cartela de cores: Preto, branco, dourado, pink, roxo, vermelho, azul, laranja

Destaques: No universo que misturou as vestimentas tradicionais japonesas à modernidade de Harajuku mais as roupas esportivas das cheerleaders e dos jogadores universitários, a Oh, Boy!, em sua estreia no line-up do Fashion Rio, acertou ao não se prender demais a nenhuma dessas influências. As referências estão lá, é claro: nas figuras de garças e flores; nas faixas acinturadas tipo obi; nos brincos em formato de leques; nas misturas de materiais como o nylon e o couro furadinho; e nos “origamis” de panda que surgiram ao início do desfile, e que merecem destaque na coleção. Detalhe para o curioso styling dos calçados: as modelos surgiram na passarela usando sapatilhas douradas combinadas às sandálias de salto alto.


Marca: Blue Man
Direção criativa: Sharon e Thomaz Azulay
Styling: Flavia Pommianosky & Davi Ramos
Beleza: Robert Estevão
Tema: Comemoração dos 40 anos da marca; anos 70

Cartela de cores: Tons de neon, como laranja, rosa, verde e amarelo; e muitas estampas também multicoloridas (Monique Evans, Rose di Primo, cenas de praia, borboletas e um retrato das tops Mariana Weickert, Talytha Pugliesi e Ana Claudia Michels)

Destaques: Foi um belo início de temporada. A Blue Man usou o aniversário de 40 anos de marca para homenagear a moda praia e seus principais criadores: Salinas, Lenny, Bum Bum e Cia. Marítima.

Cada década de vida foi representada por um ícone da Blue Man: anos 70 com uma estampa da atriz e modelo Rose di Primo, que era o rosto da marca na época; anos 80 com Monique Evans; 90 com Paulo Zulu a os 2000 com as tops Mariana Weickert, Talytha Pugliesi e Ana Claudia Michels. Todas com o rosto devidamente estampado em maiôs e camisetas. Mas a estampa mais emocionante é a de David Azulay, fundador da grife e figura icônica da moda brasileira e das areias cariocas, que faleceu em 2009, deixando o comando de sua empresa nas mãos da filha, Sharon, e do sobrinho, Thomaz, que passaram a trabalhar na empresa um pouco depois.
 
Vale destacar o trabalho de estamparia em neoprene, que ganha uma película de furta-cor por cima para texturizar o material. “É uma década de 70 misturada à tecnologia que temos hoje”, explica a stylist Flavia Pommianosky. “Era para o meu pai estar aqui, celebrando esses 40 anos”, diz Sharon. No fundo ela sabe que ele estava lá sim, na música, na história e em cada uma daquelas peças. (CAMILA YAHN)

Essas foram as coleções que desfilaram no primeiro dia do Fashion Rio 2013, site referência http://ffw.com.br/noticias/tag/verao-2013/.

Fiquem ligadas, que amanhã tem mais!! Tudo o que está rolando na passarela e as tendências para o verão 2013.

Mari França *-*

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