Falando um pouco de arte

Pinturas famosas sempre inspiraram o sentido da cultura e história. Artistas renomados no mundo todo como Van Gogh, Picasso, Tarcila do Ama...

Pinturas famosas sempre inspiraram o sentido da cultura e história. Artistas renomados no mundo todo como Van Gogh, Picasso, Tarcila do Amaral, Salvador Dalí e Da Vinci cativaram as pessoas por séculos.

Os quadros são uma forma de tentarmos entender o que um pintor daquela época queria retratar em tal obra, uma tarefa um tanto que difícil para nós, mas não impossível, e então devido a qualidade e a melhoria na descoberta de nossa historia os quadros foram ganhando o seu destaque e surgiram os mais famosos, onde são guardados a sete chaves e possui um preço bem elevado.

Achei muito interessante, já conhecia alguns quadros porém não sabia nada sobre eles!

Conheça alguns quadros super famosos e saiba mais um pouco de cada um.

Abaporu, de Tarsila do Amaral, 1928(Museu da Arte Latino-americano de Buenos Aires), Hoje, é a tela brasileira mais valorizada no mundo tem nome de tupi-guarani que significa “o homem que come". Foi ai que o marido de Tarsila, o escritor Oswaldo de Andrade, tirou a idéia do Manifesto Antropofágico, fundamental para o movimento modernista.


A Persistência da memória, de Salvador Dalí, 1931 (Museu da Arte Moderna em Nova York), Dalí viveu na época em que Freud divulgava suas pesquisas psicanalistas, e só se falava na palavra "inconsciente". Os relógios derretidos são como um sonho perturbador.



 A Noite Estrelada, da Vicente Van Gogh, 1889(Museu de Arte Moderna de Nova York), Van Gogh observou as estrelas da janela do sanatório onde estava internado e deu fortes pincelados de dia baseados em suas lembranças. A obra virou uma representação da melancolia.



As Meninas, de Diego Valáquez, 1656(Museu do Prado, Madri), É uma obra cheia de relações complexas. O próprio Valáquez aparece representando pintando uma enorme tela. Os retratados por eles são o rei e a rainha, refletidos num espelho ao fundo. Eles supostamente estariam parados no mesmo lugar dos futuros observadores da obra.



Monalisa, de Leonardo da Vice 1506(museu do Louvre, Paris), É o quadro mais reproduzido na história! Seu sucesso vem do apuro técnico na representação dos detalhes da roupa, das mãos e da paisagem. E também do sorriso enigmático e do olhar penetrante. Ela parece saber algo sobre nós.


O Grito, Edvard Munch, 1893(Museu Munch, Oslo), a imagem se tornou um emblema da angústia humana. Representa uma espécie de crise de pânico do próprio pintor. Foi banalizado como a máscara do filme de terror pânico. A obra será leiloada esse ano e tem valor estimado de US$ 80 milhões.



Composição em Vermelho, Amarelo e Azul, Piet Mondrian, 1930 (Gemmeente Museum, Haia), Mondrian criou um estilo único com cores básicas e traços retos que se equilibram. Sua pretensão com esta e as demais obras da mesma série era revelar a estrutura espiritual que rege o universo.





Guernica, Pablo Picasso, 1937 (Museu Reina Sofia, Madri), É um protesto contra o horror de qualquer guerra. Foi pintado freneticamente em pouco mais de um mês. Picasso se inspirou em sua indignação após o ataque por aviões nazistas, autorizado pelo ditador franco, à pequena cidade de Guernica. 



E ai gostaram!? Para acessar googleartproject.com este site permite "caminhar "por famosos museus de todo o mundo e ver a maioria dessas obras, não é o Maximo, imagina só visitar o museu do Louvre sem ter que ir a Paris, sai bem mais barato ;)

Mari França *-*

LEIA TAMBÉM

0 comentários

Instagram